Segundo o jornalista César Cidades Dias, existe uma grande possibilidade do Grêmio se classificar para o Mundial de Clubes de 2025, edição que marcará a estreia do novo formato da competição. A FIFA disponibilizará 6 vagas para a Conmebol no novo torneio, sendo que 4 delas serão destinadas aos campeões das edições da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024.
Mas existem outras questões que devem ser levadas em consideração. Caso um mesmo clube vença duas ou mais edições da principal competição continental de uma Confederação no período 2021-2024, um ranking de clubes calculado com base em critérios esportivos será usado para a definição das vagas.
Um limite de dois times por país será aplicado à lista de vagas, com a exceção do caso de mais dois clubes de um mesmo país vencerem a principal competição continental de cada Confederação no período 2021-2024. Consultas ainda serão feitas com as Confederações para definir os mecanismos de cálculo para a formação do ranking de clubes, que será montado exclusivamente com base em critérios esportivos
Além do mais, o ranking deverá considerar o período de 2021 até 2024. E o Grêmio não foi bem nos torneios da Conmebol. A única chance é vencer a Libertadores 2024 para jogar o torneio da FIFA de 2025. Como Palmeiras e Flamengo já estão classificados, o Brasil não terá direito a vagas pelo ranking.
Grêmio age na surdina e vai contratar 3 atacantes pro lugar de Suárez
Luis Suárez está prestes a concluir sua passagem como jogador pelo Grêmio e tem planos de se juntar ao Inter Miami após a temporada atual. O clube já está considerando possíveis substitutos para o atacante uruguaio em 2024.
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, revelou que o departamento de futebol está avaliando opções e pretende evitar depender totalmente de investidores, embora ainda não haja certeza sobre a viabilidade dessa abordagem.
Diversos nomes surgiram como potenciais sucessores de Suárez. Pedro, do Flamengo, é uma opção, embora sua aquisição seja vista como um desafio financeiro e complexa, apesar do interesse do clube. Deyverson, que atualmente joga pelo Cuiabá, é considerado uma alternativa realista devido ao seu bom desempenho no Brasileirão de 2023.
Além disso, Falcao García, com 37 anos e contrato válido com o Rayo na Espanha até julho de 2024, também está sendo analisado pelo Grêmio, com a possibilidade de assinar um pré-contrato em janeiro.