O Fluminense está mais uma vez na final da Libertadores. O clube carioca enfrenta o Boca Juniors no dia 4 de novembro, em final única no Maracanã, podendo também se classificar para dois Mundiais de Clubes caso seja campeão da América.
A Fifa informou que o título da Libertadores neste ano valerá vaga para os Mundiais de 2023 e 2025.
Fluminense em dois Mundiais?
A Fifa comunicou uma mudança no formato do Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição será disputada de quatro em quatro anos e passará a contar com 32 equipes.
O último torneio com o formato atual, em que participam apenas sete clubes, acontecerá neste ano, entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Ou seja, caso o Fluminense vença a Libertadores, terá uma vaga na competição.
Já para o Mundial de 2025, as vagas são distribuídas de acordo com os continentes. A América do Sul terá direito a seis vagas, sendo quatro dos campeões da Libertadores em 2021, 2022, 2023 e 2024 e duas pelo ranking de clubes da Conmebol.
Diante desse cenário, Palmeiras (2021) e Flamengo (2022) já possuem vaga garantida no novo Mundial de Clubes. Se o Fluminense vencer o torneio neste ano, também garante uma vaga. A mesma regra é válida para o Boca Juniors.
Fluminense e Boca Juniors se enfrentam pela final da Libertadores no dia 4 de novembro, no Maracanã, em jogo único. O Tricolor retorna à decisão após 15 anos e vai em busca de um título inédito.
Já o Boca tenta vencer o torneio pela sétima vez e se igualar ao Independiente como os maiores campeões da Libertadores. Em caso de empate no tempo normal haverá prorrogação e, se a igualdade persistir, disputa por pênaltis.