O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguéz, anunciou nesta quarta-feira (4) os países sedes da Copa do Mundo de 2030. Ao todo, o Mundial acontecerá em seis países e três continentes.
O torneio terá como sedes Argentina, Paraguai, Uruguai, Marrocos, Espanha e Portugal. A ideia da Fifa é ter uma espécie de “Copa do Mundo Ambulante”.
Copa do Mundo de 2030
Para celebrar os 100 anos da Copa, a Fifa decidiu que as partidas de abertura serão disputadas no Uruguai, Argentina e Paraguai. O restante do torneio será realizado nas sedes da Europa e da África.
Com esse formato, as seleções dos países sedes estão automaticamente garantidas para o Mundial. A Conmebol também já iniciou o plano para a construção de um estádio próximo a sede da entidade, no Paraguai, para ser um dos palcos da Copa.
O Conselho da Fifa aprovou, por unanimidade, as candidaturas dos países e Alejandro Dominguéz comentou sobre a decisão.
“Como amante do futebol, sinto uma satisfação imensa. Creio que não posso detalhar o que sinto, são emoções únicas. Vão ser três partidas inaugurais, vamos começar com Uruguai e a Fifa vai dar mais detalhes de como seria na Argentina e Paraguai. A Fifa tem que fazer todo o trabalho para que as cidades e os países cumpram com a necessidade e os requisitos para sediarem um Mundial”, declarou
Segundo ele, a primeira partida da Copa será disputada no estádio Centenário, em Montevideo, já que o Uruguai foi o primeiro país a receber o torneio, em 1930. “O Mundial Centenário começa aqui, no Estádio Centenário. Vão acontecer três inaugurações, três festas, que vão acontecer nos três países [Uruguai, Paraguai e Argentina], não apenas três partidas”, completou.
Por fim, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, comemorou a união do futebol para proporcionar um grande espetáculo. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão a unir-se. O Conselho da Fifa concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”, afirmou.