Apesar das baixas significativas como Pedri, De Jong e Raphinha – peças fundamentais no campeão de Liga da última temporada – o técnico do FC Barcelona, Xavi, possui opções variadas para delinear duas formações de perfis bastante distintos para o jogo desta quarta-feira contra o FC Porto. O dilema tático é algo que precisará ser resolvido nos dois últimos treinos antes do confronto no Estádio do Dragão (quarta-feira, 21:00 horas).
A primeira opção que se desenha é a de seguir os passos do plano traçado para encarar o Sevilla, que se manteve apesar da lesão de Raphinha. Xavi pode preferir um time ofensivo, privilegiando a juventude e o talento.
Dois laterais ofensivos, Cancelo e Balde, e zagueiros com uma boa saída de bola, como Koundé e Christensen, podem ser a aposta. No meio de campo, os criativos Gündogan, Gavi e Fermín, e Lamine e João, jogadores de grande imaginação, podem ficar responsáveis por criar as jogadas para Lewandowski.
Uma formação mais experiente para o Barça?
Outra possibilidade que se coloca é a de que, pela hierarquia da competição e a importância do jogo, Xavi opte por uma formação mais experiente e sólida. Araújo, Oriol Romeu e Ferran podem entrar nesse esquema de jogo.
Araújo poderia jogar de zagueiro no lugar de Christensen, salvo uma opção pouco provável, em que Xavi abriria mão de um dos laterais para colocar o uruguaio atuando pela mesma. Romeu poderia se juntar a Gündogan e Gavi no meio de campo. Nesse sentido, Xavi teria a opção de incluir Fermín como quarto meio-campista ou optar por um 4-3-3. Ferran teria chances de entrar no lugar de Lamine.
Qual o papel de João Cancelo?
Dentro das variáveis que Xavi tem à disposição está João Cancelo. Por enquanto, o português tem atuado exclusivamente na lateral direita, porém, o treinador tem jogado durante toda a temporada com sua polivalência.
Caso Araújo seja escalado como lateral, Cancelo poderia passar para a lateral esquerda, no lugar de Balde. No entanto, o português também poderia atuar no meio de campo ao lado de Gündogan e Gavi. Uma coisa é certa: seja qual for a posição, Cancelo estará em campo. Ainda mais jogando em seu país natal.
Os desafios táticos para Xavi não são os únicos em jogo. A partida contra o FC Porto pode valer a liderança do grupo, elevando ainda mais a sua importância. Com uma combinação promissora de juventude e experiência, assim como a polivalência de alguns jogadores, o técnico do Barcelona tem várias opções para lidar com os obstáculos da partida. A questão-chave será se seus planos serão bem sucedidos na prática.