O futebol feminino vem crescendo de forma exponencial no Brasil, no entanto, o Vasco não tem mostrado tanto crescimento na modalidade, principalmente por conta dos péssimos resultados alcançados no campeonato brasileiro, em que o clube carioca disputa a terceira divisão e assim o fará novamente em 2024.
Isso porque nesta temporada o Gigante da Colina fez vexame logo no primeiro jogo classificatório e acabou sendo eliminado de forma precoce para o Pérolas Negras, time também do Rio de Janeiro. O confronto acabou com o Vasco empatando o primeiro jogo em 2 a 2 e na segunda partida perdeu por 2 a 1, sacramentando a eliminação.
Apesar do presente não ser promissor e o torcedor não ter otimismo para o futuro, o Vasco pode voltar a ser um gigante por conta de um projeto conquistado junto ao Governo do RJ: a Lei de Incentivo. O próprio cruzmaltino publicou a informação em seu site oficial.
“O Gigante da Colina teve um projeto aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro para investimento exclusivo no Departamento de Futebol Feminino. O projeto aprovado é de R$ 6 milhões, reestruturando todo o departamento com a contratação de profissionais para se dedicar apenas ao futebol feminino e investimento em estrutura, que contempla local para treinos, hospedagem, alimentação e locomoção, além de acompanhamento diário na saúde das mulheres”, publicou.
O clube carioca é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo tetracampeão nacional e sendo o clube que revelou simplesmente a maior jogadora da história, a Rainha Marta.