O Newcastle comprometeu-se a gastar eventualmente £150 milhões (R$799 milhões) neste verão, objetivando fortalecer seu elenco, caso não deem conta do recado, devido a lesões, suspensões e uma agenda lotada de jogos. A amplitude que procuravam criar está prestes a ser testada.
Enquanto outros atletas acompanhados pelo clube estão se destacando de forma imediata nos times rivais da Premier League como James Maddison no Tottenham, Dominik Szoboszlai que atua no Liverpool e Moussa Diaby do Aston Villa, as contratações do técnico Eddie Howe estão, na maioria, preservados, já que se encontram machucadas ou ainda, têm mostrado dificuldades para se adaptar.
As estrelas da última temporada ainda são essenciais para Howe
Na vitória de 2-0 do último sábado sobre o Burnley, os jogadores que se destacaram na temporada passada ainda tiveram grande influência. Miguel Almiron e Alexander Isak foram os autores dos gols e Bruno Guimarães foi considerado o melhor jogador em campo.
Não é desde o jogo de abertura contra o Aston Villa que um dos novatos marcou ou fez uma assistência. Eddie Howe espera que as quatro novas contratações mostrem mais qualidade, uma vez que lesões e suspensões estão a caminho.
As dificuldades na adaptação dos novos contratados
Sandro Tonali, que foi uma aquisição substancial de £52 milhões (R$277 milhões) do Milan, falou sobre se sentir “perdido” durante suas primeiras semanas em Tyneside. Já os jogadores do time de base, como Sean Longstaff e Elliot Anderson, estão à frente do meio-campista italiano no momento. Por outro lado, Tino Livramento e Lewis Hall são jovens defensores comprados pensando no futuro e têm demonstrado um bom desempenho.
O futuro próximo do Newcastle
Howe precisará contar com Tonali, Livramento e Hall para sair das sombras nas próximas semanas. Atualmente, o clube enfrenta alguns desfalques importantes para o confronto com o Paris Saint-German na quarta-feira, como o zagueiro Sven Botman, os meio-campistas Joelinton e Joe Willock, o ala Barnes e potencialmente o atacante Callum Wilson, que perdeu os últimos dois jogos devido a um problema muscular.
Aqueles que foram trazidos ainda não conseguiram aliviar o peso nos ombros da equipe que levou o clube à Champions League. Vale ressaltar que este time, repleto de excelentes contratações, dificilmente errou desde a aquisição liderada pelos sauditas em 2021.