O tentativa de contratação do futebolista Sergi Altimira pelo FC Barcelona no último verão acabou sem o resultado esperado. O meio-campista catalão acabou optando por outro clube, o Getafe, com quem havia assinado contrato no dia 1º de julho de 2023 após vencer seu contrato com o Sabadell.
Altimira já tinha em mãos uma oferta do Real Betis e não acolheu a proposta do Barça. A negociação com o Getafe já havia sido planejada por Ramón Planes em janeiro de 2023, quando atuava como diretor esportivo do clube azulón. Depois, Planes foi quem conduziu a venda de Altimira ao Real Betis.
No verão de 2022, quando Altimira ainda atuava no Sabadell, o FC Barcelona havia tentado contratar o meio-campista para integrá-lo à sua equipe B. Entretanto, o clube não optou por pagar a multa rescisória do jogador, que girava em torno de 350.000 euros (R$1,8 milhões).
Por que Altimira escolheu o Real Betis ao invés de FC Barcelona?
Embora tenha recebido uma proposta de Mateu Alemany, na época diretor de futebol do FC Barcelona, o jogador preferiu se juntar ao Real Betis. O clube catalão, no entanto, estava disposto a pagar a cláusula de rescisão de dois milhões de euros que havia com o Getafe.
Altimira, filho de Aureli Altimira – auxiliar de Pep Guardiola tanto no Barça B como na equipe principal – teve passagens pelo time juvenil do FC Barcelona, onde jogou ao lado de atletas como Nico González, Ilaix Moriba e Nils Mortimer. A estreia de Altimira na Primeira Divisão aconteceu quando estava nas fileiras do Real Betis, durante um jogo no estádio Montjuïc contra o FC Barcelona, no dia 16 de setembro de 2023.