Vincent Kompany, ex-capitão do Manchester City, famoso por sua carreira marcada por problemas musculares, tem uma proposta revolucionária para combater a epidemia de lesões no futebol. Kompany sugere que deve haver uma limitação na quantidade de jogos que um jogador pode jogar por temporada.
A ideia surge em meio a uma crescente frustração dos gerentes da Premier League com a expansão constante do cronograma de partidas. Quase 100 estrelas da liga estão fora dos jogos do final de semana, ou batalhando para provar seu condicionamento físico.
Os jogos nas ligas principais e nas seleções nacionais estão se tornando cada vez mais exigentes e, segundo Kompany, a solução poderia consistir em uma restrição no número de aparições em uma temporada. “Para os jogadores no topo, que tem que jogar por suas equipes nacionais e todas essas outras competições, deveria haver um limite de aparições dentro de uma temporada”, sugeriu o agora técnico do Burnley.
O que dizem os jogadores?
Rodri, meio-campo do Manchester City, que conquistou o Triplo com a equipe na última temporada, tendo jogado 66 partidas, concorda com o sentimento de Kompany. Em uma entrevista recente, o jogador espanhol declarou que “não é saudável”, e que “você pode fazer isso por uma temporada, mas quando é duas ou três seguidas, pode ser pior para a equipe porque sua fisicalidade pode cair”. Rodri revelou que já teve conversas com o City sobre o tempo de jogo.
Kompany, que se aposentou em 2019, acredita que o futebol de elite se tornou ainda mais intenso desde que ele deixou os campos. O aumento na quantidade de partidas, especialmente para aqueles que jogam em seus clubes e também em suas seleções nacionais, apresenta desafio adicional para a saúde dos jogadores. “Há uma parte da liga com uma quantidade enorme de jogadores internacionais jogando em todo o mundo que têm muito pouco descanso.”, conclui Kompany.