Federação bateu o martelo sobre o rebaixamento do São Paulo no Paulistão

Uma das maiores fontes de orgulho para os torcedores do São Paulo é o fato de que o clube nunca foi rebaixado para a Série B, seja no Campeonato Brasileiro ou no Campeonato Paulista. Recentemente, surgiram relatos de que o clube teria sofrido um rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Paulista em 1990.

No entanto, essa informação é incorreta, pois não houve rebaixamento no Campeonato Paulista daquele ano. O que aconteceu foi uma reorganização do campeonato no ano seguinte, em 1991, em que os times foram divididos em grupos com base em seu desempenho anterior.

O São Paulo foi colocado no Grupo 2, que incluía os times que não haviam tido um bom desempenho na primeira divisão. Nesta temporada inclusive, surpreendentemente, o São Paulo acabou se tornando campeão paulista em 1991, derrotando o Corinthians na final por 3 a 0, com três gols de Raí.

A própria Federação Paulista de Futebol confirmou recentemente que não houve rebaixamento em 1990, e a informação de que o São Paulo foi rebaixado para a segunda divisão do estadual é falsa. O São Paulo é conhecido por sua história de sucesso, sendo tricampeão da Libertadores, campeão mundial e hexacampeão brasileiro, além de nunca ter sofrido um rebaixamento em sua trajetória.

No perfil do Instagram o Paulistão confirmou o não rebaixamento do clube: “Mentira. O regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial.”, publicou.

Com isso, São Paulo ainda se une a Santos e Flamengo como os três únicos clubes do Brasil que nunca foram rebaixados em nenhuma ocasião.