Na última quarta-feira (27), o São Paulo entrou em campo contra o Coritiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu por 2 a 1. A equipe foi escalada pelo técnico Dorival Jr, contando com atletas reservas, após uma conquista extremamente especial pela Copa do Brasil. Contudo, para a surpresa da torcida, o atacante Alexandre Pato ficou novamente fora da lista relacionados.
Já é a terceira oportunidade nos últimos quatro desafios do São Paulo, que o jogador não aprece nem mesmo no banco de reservas. Assim, também não participou dos dois jogos da final da Copa do Brasil, que aconteceu contra o Flamengo. Nas oportunidades, o Tricolor venceu no confronto de ida, no Maracanã, por 1 a 0, e empatou no Morumbi em 1 a 1, ficando com a taça.
O técnico Dorival Júnior tem priorizado outras peças no elenco, por isso, uma renovação com Alexandre Pato pode e mostrar totalmente improvável no momento. O atacante possui contrato válido até o final da temporada de 2023, e o contrato não possui cláusula que exige uma renovação automática, contando apenas com bônus financeiros por metas estabelecidas.
Pato ainda não conquistou confiança de Dorival Jr
Pato foi anunciado pelo São Paulo na metade do ano, quando já estava livre no mercado, após o término do contrato com o Orlando City, dos EUA. O São Paulo desembolsa um valor aparentemente baixo, mas ainda assim, pode priorizar outros desejos de Dorival, técnico que tem feito um trabalho extremamente satisfatório na temporada. Ainda assim, o atacante é querido pela torcida.
O jogador ainda não conseguiu convencer o técnico Dorival Júnior, e atuou em apenas 10 jogos na temporada. Contudo, em apenas um compromisso caminhou como titular, enfrentando o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, quando o treinador contou com os reservas. Na final da Copa do Brasil, o o comandante preferiu contar com os atacantes David e Juan, além de Luciano.