João Cancelo mal chegou e já está pedindo “arrego” no Barcelona

João Cancelo, lateral do Barcelona, está a beira de um possível descanso. O jogador tem mantido uma atuação constante nos jogos do clube, marcando presença em quase todos os quatro partidos quase completos nos últimos 11 dias.

Diante desse panorama, especula-se um possível descanso para o atleta na partida contra o Sevilla, que se realizará na próximo sexta-feira. O objetivo seria preservar João para a disputa contra o Porto, em uma partida a ser realizada no Estádio do Dragão.

O técnico Xavi tem diversas alternativas em mãos. Algumas delas menos naturais, mas que podem ser eficazes para manter o equilíbrio na formação de jogadores. No Mallorca, por exemplo, Xavi rodou a escalação dando espaço para Lewandowski atuar. Com relação a João Cancelo, que uma presença substancial nos últimos jogos, o técnico parece seguir o mesmo critério.

Primeiras opções: Sergi Roberto, Alejandro Balde e Jules Kounde

Um dos nomes considerados para ocupar a vaga de João Cancelo é Sergi Roberto, que está renovado após dois partidos consecutivos sem atuar. Porém, o jogador pode ser mais necessário no meio-campo, o que sugere que Xavi possa convocar Roberto ou Fermín para essa posição.

Alejandro Balde é outra alternativa. Embora não seja uma opção muito natural, a convocação de Balde permitiria dar um descanso a Cancelo e trazer Marcos Alonso para o lado esquerdo. O último jogo de Alonso foi em Mallorca, significando que ele está fisicamente preparado para jogar.

Jules Kounde, por sua vez, é um caso à parte. O jogador tem evitado a posição de “2”, mas poderia retornar em caso de emergência. Considerando que Araujo está voltando de uma lesão e jogou por 90 minutos em Mallorca, tudo indica que Ronald deverá descansar na partida contra o Sevilla.

Caso Kounde seja convocado para a lateral direita, isso obrigaria a convocação de Marcos Alonso ou Yñigo para o centro da defesa. Por enquanto, todas as opções estão em aberto. A caminho do jogo contra o Sevilla, a única certeza é que Xavi tem várias possibilidades para manter o Barcelona em alta performance.