O técnico espanhol Pep Guardiola consolidou-se como um dos melhores treinadores da história do futebol. Ele conseguiu um feito histórico ao conquistar a tríplice coroa com o Manchester City na temporada passada.
Ao longo de sua carreira, Guardiola adquiriu ensinamentos sobre diversos clubes e seus estilos de jogo, inclusive acompanhando equipes do futebol brasileiro.
Guardiola e o futebol brasileiro
Durante uma entrevista em 2019, quando estava no Flamengo, o lateral-direito Rafinha comentou sobre o período que foi treinado por Pep Guardiola. Ambos estiveram juntos no Bayern de Munique entre 2013 e 2016.
O jogador revelou que Guardiola costumava passar vídeos de várias equipes pelo mundo, inclusive o Brasil. Rafinha disse que o treinador assistia muitos jogos do futebol brasileiro.
“O Guardiola vê muito jogo do Brasil, mostrou várias vezes. Mostrava de Corinthians, de Atlético-MG, na época que o Ronaldinho estava lá. Ele acompanhava bastante também o Cruzeiro”, revelou
O treinador também não deixava de fazer sua análise sobre o estilo de jogo. “O Pep cansou de mostrar em preleção vídeos de jogos do Brasil. Ele pegava uma jogada que a bola saía do lateral-direito para chegar no lateral-esquerdo. A bola começava na direita, ia para um zagueiro, depois para outro zagueiro e depois para o lateral. Essa transição passou por quatro jogadores e isso custa tempo“, completou.
Por fim, disse como o treinador diferenciava essa característica do futebol jogado na Europa. “Não era uma crítica dele, mas o futebol brasileiro é assim. É difícil ver um lateral virando uma bola, aqui na Europa é muito mais rápido“, concluiu.
Guardiola estará na beira do campo nesta quarta-feira (27), quando o Manchester City enfrenta o Newcastle pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa. A partida tem início às 16h (horário de Brasília).