No mundo do futebol, a sombra do antidoping positivo pode cair sobre qualquer jogador, sem importar o quão grande seja sua estatura no campo. O meio-campista francês Paul Pogba, estrela da Juventus, parece estar vivendo essa amarga realidade no momento. Enquanto aguarda os resultados de uma contraprova após testar positivo para testosterona, ele pode enfrentar uma suspensão que mudaria drasticamente sua carreira.
Se confirmado o doping, Pogba poderá enfrentar um banimento de até quatro anos do esporte que ama e através do qual conquistou fãs no mundo todo. A gravidade dessa situação impulsionou Emmanuel Petit, ex-jogador do Arsenal e da seleção francesa, a fazer uma declaração chocante, sugerindo que Pogba deveria considerar a aposentadoria caso a suspensão seja confirmada.
Para Petit, quatro anos de suspensão para um jogador de 30 anos pode ser um golpe esmagador. “Quando você é suspenso por tanto tempo, você nem pode ir ao campo de treinamento”, explicou Petit. “Ficar confinado à academia ou ao parque sem colegas de equipe, sem bolas, não é uma vida para um jogador. Quatro anos para um jogador de 30 anos é muito tempo”.
Qual o impacto da suspensão para a carreira de Pogba?
Se a suposição de Petit se tornar realidade e Pogba for suspenso, o impacto na carreira do meio-campista será significativo. Após um período final conturbado no Manchester United, a suspensão poderia prejudicar ainda mais a sua reputação.
Além disso, aos 30 anos, retornar após um longo afastamento seria um grande desafio. Ainda é incerto qual será o desfecho do caso Pogba. Ele está aguardando os resultados da contraprova, e caso seja confirmado o doping, serão tempos difíceis pela frente.
Contudo, independente do resultado, é importante lembrar que Paul Pogba é um dos melhores meio-campistas do mundo, com diversos títulos em seu currículo e ainda muito futebol a oferecer. A torcida é para que essa situação se resolva da melhor maneira possível e ele possa voltar aos campos fazendo o que faz de melhor: jogar futebol.