O treinador espanhol, Xavi, mostra prudência ao utilizar o meio-campista alemão Gündogan. Devido a uma lesão na espinha que ocorreu durante um jogo da seleção alemã contra a França, Gündogan começou como reserva na partida contra o Betis. No entanto, não há dúvida de que Gündogan estará entre os onze jogadores selecionados por Xavi para o início do jogo na Liga dos Campeões esta noite contra o Royal Amberes.
A adoção de Gündogan na equipe inicial inevitavelmente repercutirá na formação da equipe como um todo. Quem serão as vítimas da entrada deste experiente e habilidoso jogador alemão? Xavi terá que tomar uma decisão difícil ao escolher quem sacrificar dos jogadores que participaram da partida contra o Betis.
Se o treinador mantiver a fórmula de jogar com quatro meio-campistas, é possível que Romeu Oriol continue como pivô, com o apoio de Frenkie de Jong e Gavi e Gündogan na parte superior do quarteto. No entanto, se Xavi decidir continuar optando por Joao Félix, provavelmente será um meio-campista quem acabará sendo relegado ao banco.
Félix se destacou contra o Betis, ele continuará na escalação?
Joao Félix se destacou no jogo contra o Betis e seria estranho removê-lo do time titular logo agora, quando ele também precisa jogar para continuar a se adaptar à posição e à equipe. O treinador tem várias alternativas à sua disposição, desde dar um descanso a Romeu e colocar Frenkie de Jong como pivô, até manter Romeu e deixar no banco de reservas o holandês ou Gavi.
Xavi também tem algumas decisões a tomar no que diz respeito ao ataque. Lewandowski, por exemplo, gosta mais do esquema com três atacantes puros, ao passo que na ala esquerda, Lamine Yamal pode jogar bem, como já demonstrou contra o Betis, e na direita, Raphinha tem grandes chances de começar como titular, embora Ferran Torres e o próprio Yamal também tenham feito méritos para serem titulares.
Conforme a temporada avança, Xavi terá que balancear continuamente a escalação, as performances dos jogadores e as necessidades da equipe para tirar o máximo proveito do talentoso e diversificado elenco do Barça. Hoje será uma grande oportunidade para ver o impacto de Gündogan na equipe em ação.