A National Basketball Association (Associação Nacional de Basquetebol), conhecida mundialmente como NBA, tomou uma atitude severa como nova regra da Liga. A partir da temporada 2023/24, os clubes terão mais dificuldade para poupar jogadores, isso porque foi instaurada a regra ‘anti-descanso’, que prevê obrigações dos times para evitar partidas sem os grandes atletas.
A ideia principal é o aumento da participação das grandes estrelas nos 82 jogos da temporada regular da competição, o que trará uma melhora técnica do jogo e também audiência maior nas transmissões da TV. Essa é mais uma tentativa da liga de aprimoramento do espetáculo.
Essa não é a primeira vez que a Liga toma atitude para evitar que os times poupem para determinados jogos. Antes da temporada de 2017/18 havia uma determinação de que para o atleta ser elegível para premiações da temporada, precisaria atuar ao menos 65 partidas.
Veja como funcionará essa nova regra ‘anti-descanso’:
- Os times não podem descansar mais de um ‘jogador principal’ por jogo;
- Os times precisam garantir a participação dos principais jogadores em jogos televisionados nacionalmente e no torneio disputado durante a temporada;
- Times precisam balancear o número de jogos de descanso para jogadores e dar preferência para partidas como mandante;
- Os times devem evitar qualquer paralisação de longo prazo – ou quase paralisação – quando um jogador deixa de participar de jogos em circunstâncias que afetem a ‘integridade’ do jogo;
A última regra é uma das mais importantes, já que evita situações que hoje é recorrente na NBA, quando um clube não tem mais campeonatos a disputar e então descansa os principais jogador, o que não será mais permitido.
Como punição serão dadas em três instâncias, a primeira será punida em 100 mil dólares; a segunda em 250 mil dólares; e a partir da terceira, será cobrado o valor de 1 milhão a mais que a multa anterior.