De acordo com informações recentes, a UEFA deve abrir um procedimento extraordinário nos próximos dias em resposta aos incidentes ocorridos durante o jogo entre Romênia e Kosovo em Bucareste. O match conturbado chocou o mundo do futebol e provocou a interrupção do jogo por aproximadamente uma hora.
Os problemas começaram quando, no minuto 19 do jogo, a torcida romena iniciou coros de ‘Serbia, Serbia!’ e uma faixa com os dizeres ‘Kosovo é a Sérvia’ foi exibida. Como consequência, os jogadores kosovares abandonaram o campo de jogo. É importante lembrar que a Romênia é um dos países que não reconhece a soberania de Kosovo, o que instigou ainda mais esse cenário hostil.
O Código Disciplinário da UEFA, em seu artigo 11, estabelece que as associações nacionais são responsáveis por qualquer interrupção e abandono do campo. Além disso, o artigo 14, que discorre sobre atos racistas, é claro ao afirmar que, quando um ou mais membros de uma federação insulta ou ataca alguém por sua origem racial ou religiosa, o estádio pode sofrer um fechamento parcial, além de a federação receber uma multa.
Quais as possíveis consequências para a Federação Romena?
Se os incidentes do referido jogo forem enquadrados nessas infrações, a Federação Romena pode estar sujeita a punições severas. O próprio Código permite o fechamento total do estádio por um ou mais jogos ou até mesmo a perda da partida referente ao episódio.
No artigo 16, que trata sobre ordem e segurança, a UEFA responsabiliza a federação local pelo comportamento de sua torcida, inclusive quanto ao uso de “gestos, palavras ou qualquer outro método para transmitir uma mensagem provocativa”, especialmente a de cunho político, ideológico ou religioso. Assim, a Romênia pode enfrentar uma dura sanção da UEFA.
O próximo passo será aguardar as conclusões da Comissão de Disciplina da UEFA e entender o quão contundentes as penalidades podem ser. O questionamento que fica é: como esta Comissão avaliará a decisão dos jogadores kosovares de abandonar o jogo? Só o tempo dirá. Enquanto aguardamos, esperamos que incidentes como esse não se repitam e que o esporte prevaleça sempre.