Está confirmado: campeão da Libertadores vai voltar a Vila Belmiro depois de 10 anos
O Brasileirão retorna após a Data-Fifa, e nesta quinta-feira (14), o Santos encara o Cruzeiro em um duelo que terá o goleiro Rafael Cabral, campeão da Libertadores pelo Peixe e que retorna a Vila Belmiro após 10 anos.
O ex-arqueiro do time atuou pela equipe em sua última vez no Urbano Caldeira no dia 12 de junho de 2013, na vitória por 1 a 0 diante do Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Após isso, se transferiu para o Napoli, da Itália, onde começou uma trajetória pelo futebol europeu. Ele também passou pelo Reading, da Inglaterra.
Rafael retornou ao Brasil apenas em 2022, quando assinou com o Cruzeiro. Ele foi um dos nomes que contribuiu para a volta da equipe a elite do futebol brasileiro. Já na Série A deste ano, o goleiro foi adversário do Peixe no primeiro turno, no confronto entre as equipes em Belo Horizonte e que terminou com vitória da Raposa por 2 a 1.
O jogador possuí grande identificação com o Santos. Cria das categorias de base, atuou em 189 jogos pela equipe e acumulou títulos, sendo tricampeão paulista (2010/11/12), campeão da Copa do Brasil (2010) e da Recopa Sul-Americana (2012).
“O carinho que o Santos me deu, a oportunidade e a confiança não têm dinheiro que pague. Fico feliz que teve retorno financeiro. É difícil se despedir de um lugar que eu cresci, cheguei novo. Espero um dia voltar e fazer um esforço enorme para isso. Vestir a camisa do Santos não tem explicação”, disse Rafael ao se despedir do clube.
Santos e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.