Entre as muitas dúvidas que pairam sobre fãs de futebol, a diferença entre alas e laterais é ainda uma incógnita para muitos. Com isso, separamos alguns tópicos que diferenciam as duas posições dentro do campo para esclarecer essa dúvida. Primeiramente vale destacar que são duas posições distintas que ocupam uma faixa similar dentro do campo, mas com funções diferentes.
O lateral tem uma função mais defensiva dentro de campo, fazendo parte da linha de quatro defensores, o que dentro do sistema defensivo é facilmente perceptível, quando o ataque adversário avaça por um dos lados, o zagueiro faz a cobertura e com isso o outro zagueiro se posiciona na posição de sua dupla, e o lateral de igual modo.
Dessa forma a recomposição do lateral sempre visa a linha de quatro montada com dois zagueiros, diferentemente dos alas, que só trabalham em um esquema com três zagueiros. Isso porque a linha de atuação desses atletas é a do meio de campo, e na recomposição fecham o corredor sendo apoiado pelos volantes e não pelos defensores.
Na questão ofensiva também há uma significativa diferença. Enquantos os laterais cumprem um papel mais defensivo e poucas vezes avançam para o ataque, os alas atuam como se fosse quase um ponta, chegando a linha de fundo com mais frequência.
Vale destacar que em muitos clubes há laterais com mais poderio ofensivo e outros mais defensivos, por isso, os treinador diversas vezes optam por escalar um de cada função, deixando um com maior liberdade de avançar, enquanto o outro é retido mais para marcação.
Outro ponto importante é que muitos técnicos usam um meia armador do mesmo lado que um lateral ofensivo ou um ala, para que assim um possa construir o jogo por dentro enquanto tem a opção do corredor com o outro. No caso da utilização dos pontas, é normal que seja usado do lado de um lateral que seja mais defensivo.