O atacante Lamine Yamal foi o grande destaque da goleada da Espanha sobre a Geórgia nesta sexta-feira (8) pelas Eliminatórias para a Euro 2024. O jogador de 16 anos do Barcelona foi o mais jovem a estrear e marcar pela seleção.
O garoto recusou outras duas seleções para defender as cores da Espanha.
Novo talento da Espanha
Yamal é nascido na Espanha, mas possui descendência africana. Seu pai é marroquino e sua mãe de Guiné Equatorial, o que possibilitou ao jogador escolher qual seleção gostaria de representar.
Analisando o talento do atacante, que foi um dos destaques das categorias de base do Barcelona nos últimos anos, a seleção espanhola não perdeu tempo e convocou o jogador. De acordo com a Fifa, ele deve entrar em campo mais duas vezes de maneira oficial para a escolha ser definitiva.
A convocação veio após ele ter sido eleito o craque da vitória do clube catalão contra o Villarreal pelo campeonato espanhol. O jovem comemorou o momento que está vivendo na carreira.
“Creio que foi visto que estou satisfeito com a minha decisão. Estou muito feliz. Será um caminho muito longo junto da Espanha e faremos muitas coisas juntos”, declarou
Ao entrar em campo e marcar um gol contra a Geórgia, Yamal se tornou o jogador mais novo na história da seleção espanhola a alcançar esses feitos. Os recordes anteriores pertenciam ao meia Gavi, seu companheiro de time no Barcelona.
Mas não é apenas na seleção que o atacante quebra recordes. Ele também é o jogador mais novo a estrear na equipe profissional do Barça, com 15 anos, nove meses e 16 dias.