Após ser expulso na partida contra o Newcastle no dia 27 de agosto pela Premier League, o zagueiro Van Dijk terá que cumprir mais um jogo de suspensão. A decisão foi tomada pela Federação Inglesa de Futebol (FA) nesta sexta-feira (8).
Além disso, o jogador de 32 anos terá que pagar multa de 100 mil libras (cerca de R$ 621 mil).
Punição de Van Dijk
Van Dijk foi expulso de maneira direta após cometer falta no atacante sueco Alexander Isak próximo a entrada da área. O árbitro da partida, John Brooks, entendeu que o zagueiro era o último homem da defesa e aplicou o vermelho direto.
Os jogadores do Liverpool ficaram indignados com a marcação e Van Dijk não poupou críticas ao árbitro e proferiu alguns xingamentos. Com isso, a FA entendeu que o zagueiro teve um “comportamento impróprio” com uma autoridade do jogo.
O árbitro relatou na súmula que o jogador disse algo como “piada de merda”. Desse modo, Van Dijk pegou mais um jogo de suspensão.
“O defensor admitiu que agiu de maneira inapropriada e usou palavras abusivas e insultuosas contra um oficial da partida, após ser expulso no 29º minuto. As sanções foram posteriormente impostas por uma comissão reguladora independente”, escreveu a FA.
O defensor cumpriu suspensão automática na partida seguinte do Liverpool, em que a equipe venceu o Aston Villa por três a zero. Com o gancho, ele perderá o próximo jogo da equipe, contra o Wolverhampton, no dia 16 de setembro.
O Liverpool está na 3ª colocação da Premier League, com 10 pontos — apenas dois atrás do líder Manchester City.