No mundo do futebol, as surpresas não cessam. Desta vez, Hansi Flick, treinador da seleção alemã, fez um anúncio surpreendente para as próximas partidas amigáveis da equipe. Flick declarou que o meio-campista Ilkay Gündogan, atualmente jogando pelo Barcelona, assumirá o papel de capitão do time na ausência do titular Manuel Neuer. Essa decisão veio como uma surpresa, pois suplantou Joshua Kimmich da posição de capitão.
A notícia foi oficializada no dia 08 de setembro de 2023, Gündogan, agora capitão da ‘Mannschaft’, liderará a equipe nos jogos contra o Japão e a França, respectivamente. Ambos os jogos são esperados com grande expectativa pelos fãs de futebol e pela imprensa.
Ilkay Gündogan é um jogador alemão que atualmente joga pelo Barcelona. Ele ingressou na seleção alemã em 2011 e participou de 67 jogos até agora. Sem dúvida, com seu talento e experiência, sua escolha como capitão é lógica e espera-se que ela leve a equipe a obter ótimos resultados nos próximos jogos.
A decisão foi bem recebida?
“É uma grande honra para mim”, disse Gündogan após o anúncio. No entanto, é importante ressaltar que essa decisão de Flick causou alguma agitação, pois os jogadores Joshua Kimmich e Thomas Müller têm mais experiência com a seleção alemã do que Gündogan. Kimmich jogou 79 partidas e Müller 121. Ambos já usaram o bracelete de capitão anteriormente.
Uma das questões ainda em aberto é o que acontecerá quando Manuel Neuer retornar ao campo após sua recuperação. Até agora, o treinador Hansi Flick não se manifestou sobre o assunto. É possível que haja mudanças no papel de capitão com a volta de Neuer, por ser o capitão habitual quando está disponível.