A seleção brasileira está próxima de fazer sua estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil entra em campo na próxima sexta-feira (8) para enfrentar a Bolívia.
A partida será realizada no estádio Mangueirão, em Belém (PA), onde a seleção nunca perdeu uma partida.
Seleção brasileira no Mangueirão
O Brasil volta a disputar uma partida no Mangueirão após quase 12 anos. A última vez foi em 28 de setembro de 2011, quando encarou a Argentina pelo Superclássico das Américas.
Naquela ocasião, a seleção venceu por dois a zero, com gols de Neymar e Lucas Moura, e faturou o título. A seleção, treinada por Mano Menezes, ainda contava com nomes como Ronaldinho Gaúcho, Fred, Casemiro, Dedé, Jefferson, entre outros.
Já pelas Eliminatórias, o último duelo no estádio aconteceu em 12 de outubro de 2005, na classificatória para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. A partida marcou a primeira vez que o famoso “quadrado mágico” atuou pela seleção.
O quadrado mágico era composto por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo Fenômeno. O Brasil venceu os venezuelanos por três a zero, gols de Roberto Carlos, Adriano e Ronaldo.
Ao todo, a seleção jogou quatro vezes no Mangueirão, com três vitórias e um empate. A única vez que não saiu vitoriosa foi na primeira partida no estádio, quando ficou no zero a zero contra o Chile no dia 8 de novembro de 1990. Veja o retrospecto:
— 8/11/1990: Brasil 0 x 0 Chile (amistoso)
— 9/10/1997: Brasil 2 x 0 Marrocos – 2x Denílson (amistoso)
— 12/10/2005: Brasil 3 x 0 Venezuela – Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos (Eliminatórias)
— 28/9/2011: Brasil 2 x 0 Argentina – Lucas Moura e Neymar (Superclássico das Américas)
O Brasil encara a Bolívia, no Mangueirão, nesta sexta-feira (8) às 21:45h (horário de Brasília). Além da estreia nas Eliminatórias, será o primeiro jogo do técnico Fernando Diniz no comando da seleção.