Um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, o América-RN, vive uma crise no futebol, tendo uma queda vertiginosa da Série A para a Série D em apenas 15 anos. Em 2008, o time de Natal disputou a primeira divisão, mas não conseguiu competir em alto nível sendo até hoje a segunda pior campanha da história do Brasileirão, com apenas 17 pontos conquistados.
Na temporada de 2023 novamente o time teve uma queda, dessa vez da terceira para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O presidente do clube Souza falou pela primeira vez sobre a nova queda do América e disse que o grupo fará reuniões para decidir o futuro e que não houveram manifestações oficiais por conta dos ânimos exaltados.
“Nós entendemos que a gente precisava dar um tempo, porque foi um baque, realmente. A gente precisava conversar e esfriar a cabeça… Entendemos que assim seria melhor”, pontuou o mandatário.
O time terminou a Série C na 18ª colocação com apenas 19 pontos conquistados nas 19 partidas jogadas. Para a temporada de 2024, o América irá fazer uma grande reformulação no elenco e o CEO da HIPE e SAF do clube, Pedro Weber, falou de uma estimativa de cerca de 90% do grupo ser reformulado.
“Vai ter uma reforma grande, muitos jogadores estão acabando o contrato, a gente vai ficar com poucos contratos para a frente. Alguns desses têm situações que estamos avaliando, que a gente acha que descasou um pouco o orçamento e até a performance desses atletas. A gente já sabe quem são os jogadores que a gente quer manter, quem a gente acha que não tem o perfil de sequência e rolam vários fatores como rendimento, avaliação desse ano também”, disse Pedro Weber.