Um dos instrumentos mais emblemáticos do futbeol, o cartão vermelho nem sempre foi utilizado nas partidas. Isso porque até a Copa de 1970, o árbitro conseguia levar na conversa e mediava as partidas desse modelo, até expulsando de campo, mas sem a utilização do cartão.
Hoje o jogador pode receber o cartão nas seguintes situações: caso cometa duas faltas para cartão amarelo, ou uma para receber o vermelho direto, além de ser usado também em casos de agressões físicas ou verbais ou lances antidesportivos previsto na regra. Antigamente ainda havia uma uma tolerância para uma terceira falta pesada, sendo as duas primeiras punidas com o amarelo.
Hoje em dia a punição para o atleta que recebe cartão vermelho é atrelada a expulsão do restante da partida e da próxima do torneio em que disputa, ou até mesmo dependendo da gravidade pode ser condenado a um gancho de mais jogos.
Durante a história, vários jogadores se notabilizaram por serem violentos no esporte, sendo estes os cinco que mais receberam cartão na história:
1 – Gerardo Bedoya: 46 vermelhos
2 – Cyril Roo: 27 vermelhos
3 – Sergio Ramos: 26 vermelhos
4 – Alexis Ruano: 22 vermelhos
5 – Roberto Trotta: 21 vermelhos
No entanto, assim como há muitos grandes jogadores que são notabilizados por receberem muitos cartões vermelhos, há ainda outros gigantes do futebol brasileiro, que conseguiram passar por toda sua carreira sem receber sequer um cartão vermelho até mesmo defensores, como Philipp Lahm que está entre os principais atletas da história do futebol.
Veja cinco nomes que nunca receberam cartão vermelho:
1. Raul González
2. Iniesta
3. Michel Platini
4. Philipp Lahm
5. Benzema