No último sábado (2), o Estádio Nilton Santos recebeu o clássico entre Botafogo e Flamengo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo sendo o líder do torneio, acumulando 51 pontos, o Fogão levou a pior, derrotado em 2 a 1. Dias depois, o encontro ainda pode ter um desfecho para o clube alvinegro, que pode ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Antes da partida pelo Campeonato Brasileiro, a torcida ‘Loucos pelo Botafogo’ publicou em suas redes sociais, um chamado para que os torcedores caminhassem ao clássico para apoiar a equipe, usando a frase: “Antes morto que vermelho”. A postagem, no entanto, foi vista de forma negativa pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma adaptação da ofensiva nazista alemã.
“Chegou uma notícia de infração proposta pela Associação Brasileira de Imprensa alegando que a torcida organizada do Botafogo ‘Loucos pelo Botafogo’ divulgou no Twitter frase de dilatam nazista: com discurso discriminatório e recorrente na segunda guerra mundial. A procuradoria está analisando”, garantiu Ronaldo Piacente, procurador geral do STJD, em contato com o Estadão.
Multa assusta torcedores do Botafogo
A Associação Brasileira de Imprensa realizou uma notícia de infração disciplinar, e a procuradoria deve analisar o caso para dar ou não sequência, pensando em um desfecho entre as partes. A publicação da torcida organizada dividiu opiniões nas redes sociais, já que logo foi comparada com o slogan “Lieber tot als rot”, que significa: “melhor morto do que vermelho”.
Ainda como parte do governo nazista alemão, a frase era usada pela rádio Werwolf. De acordo com a Associação Brasileira de Imprensa, a citação feita por parte da torcida do Botafogo pode ser considerada um ato discriminatório, considerando o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Entre as punições, o clube carioca pode receber uma multa de até R$ 100 mil.