Mais um caso de manipulação de resultados aconteceu no futebol. Dessa vez envolve o campeonato nacional da Bolívia.
O Conselho da Primeira Divisão do Campeonato Boliviano decidiu nesta terça-feira (5) anular a edição 2023 da competição por suspeitas de manipulação de resultados.
Anulação do campeonato boliviano
A medida veio após uma série de denúncias e casos envolvendo manipulação de resultados em partidas da primeira divisão do campeonato nacional. Até o momento, técnicos, jogadores, dirigentes e árbitros são suspeitos de participação em esquemas.
A presidente do Independiente Petrolero, Jenny Montaño, disse que quatro jogadores da equipe estão envolvidos no esquema. Os clubes bolivianos também pediram a saída dos membros da Comissão de Arbitragem do campeonato.
A Federação Boliviana de Futebol (FBF) fez uma denúncia formal ao Ministério Público do país contra as suspeita de uma rede de manipulação. Confira um trecho:
Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostos todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimento dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia.
A entidade, por meio do presidente Fernando Costa, informou a anulação dos campeonatos nacionais da primeira e segunda divisão de 2023.
“O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados”, declarou
Agora, a Federação vai consultar a Conmebol para verificar a viabilidade da realização de um campeonato mais curto, com término em dezembro. Isso porque, a competição influencia diretamente o planejamento da entidade para suas competições sul-americanas.