A partir do dia 7 de setembro de 2023, as seleções atuarão nas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2026, em decisão que acontece por longos dois anos, colocando 10 equipes na briga por seis vagas diretas, na sonhada competição. Mesmo com foco em um novo torneio, o de 2022 ainda gera opiniões, especialmente tendo a Argentina de Lionel Messi como campeã.
Entre os confrontos mais marcantes da Copa do Mundo do ano anterior, está o de Holanda e Argentina, em resultado que foi questionado ainda nesta semana, por Van Gaal, ex-treinador da seleção holandesa. O profissional comenta ter sido uma partida premeditada, especialmente para que Lionel Messi conquistado o título antes da aposentadoria.
Van Dijk, no entanto, zagueiro e jogador extremamente importante da seleção holandesa, discordou da visão do ex-treinador: “Não partilho desta opinião (de que a Copa tenho sido manipulada para a Argentina). É a opinião dele. Todos têm permissão para ter a sua opinião. Neste caso, não partilho dessa opinião”, revelou o atual atleta do Liverpool, em entrevista ao portal “NOS”.
Messi provoca Van Gaal em confronto pela Copa do Mundo
Na época, ainda no confronto entre Argentina e Holanda, o ex-treinador protagonizou cenas polêmicas com Lionel Messi. Na partida, os argentinos garantiram a classificação nos pênaltis após o empate em 2 a 2 na etapa normal. Messi foi responsável por um dos gols, e comemorou na frente do banco onde estava Van Gaal. O ex-técnico ainda comentou:
“Quando vemos como a Argentina marcou os gols e como nós marcamos os gols… Quando vemos como alguns jogadores argentinos ultrapassaram a linha sem serem sancionados, acho que foi tudo premeditado. Acho que sim (foi tudo armado para Messi ganhar a Copa). Mas já disse o suficiente”, afirmou o treinador em entrevista ao “NOS”.