Brasil quer manter tabu de quase 15 anos na estreia das eliminatórias

O Brasil inicia sua caminhada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira (8). A equipe treinada por Fernando Diniz busca manter um tabu de quase 15 anos quando o assunto e estreia na competição Sul-Americana: vencer a Bolívia.

Em confronto que será realizado em Belém (PA), o Brasil tem um adversário para lá de freguês. A última derrota da Amarelinha para os bolivianos foi em 2009, na altitude de La Paz. Na ocasião, as duas seleções se enfrentaram pelas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul.

A Canarinho de Dunga perdeu por 2 a 1, com os gols marcados por Marcelo Moreno (Bolivia) e Nilmar (Brasil). O Brasil foi para aquela partida com: Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano); Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza (Alex); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).

O mais recente encontro no Brasil entre a Seleção Brasileira e a Bolívia ocorreu em outubro de 2020, com os anfitriões conquistando uma vitória por 5 a 0. Os gols foram marcados por Marquinhos, Firmino (duas vezes), Coutinho e Carrasco (contra) na Neo Química Arena.

Bomba: Guardiola pode DEIXAR o City pra assumir Seleção

De acordo com relatos da imprensa britânica e do site Transfermarkt, Pep Guardiola está sendo cotado para assumir a Seleção Inglesa. A FA estaria analisando a possibilidade de encerrar o ciclo de Gareth Southgate à frente da equipe principal após o EURO 2024, e isso poderia abrir espaço para Guardiola como seu sucessor no comando.

O histórico de Pep Guardiola fala por si, sendo o responsável por levar o Manchester City a vencer tudo, incluindo a tríplice coroa nesta temporada, que englobou a primeira Liga dos Campeões na história dos Citizens, além de três títulos consecutivos na Premier League.

Também merece destaque as palavras que o próprio Pep ousou dizer em 2021, quando afirmou que “o próximo passo na minha carreira será treinar uma Seleção Nacional, se a oportunidade surgir”. Naquela época, ele também descartou a Espanha como uma possibilidade, tornando a seleção inglesa uma opção sólida.

Pep Guardiola está na Inglaterra desde 2015, quando assumiu o comando do Manchester City, e já está completamente familiarizado com a mídia e a cultura inglesa. Sendo assim, ele se tornaria o candidato ideal para a FA, que sempre busca além do campo de futebol, preferindo que seu treinador seja alguém que reflita os ideais da federação.

O contrato atual de Guardiola com o City se encerra em 2025, deixando um intervalo de 12 meses entre o final do EURO 2024 e a possível contratação do espanhol.