Apesar de ser decisivo, Renato Augusto também é uma dor de cabeça para a comissão técnica e os torcedores do Corinthians. De fora do clássico do último domingo (3), o meia perde quase metade dos jogos nesta temporada.
Até aqui, o Timão entrou em campo na temporada um total de 54 vezes. Desse número, o camisa 8 só esteve presente em 28. O grande motivo para isso foram as lesões. No final do Paulistão, o atleta sentiu o ligamento colateral medial no joelho direito e ficou de fora por um mês. Quando voltou, contra o Liverpool-URU, na Libertadores, se lesionou novamente no local e passou por uma artroscopia no menisco. Dessa forma, o jogador ficou mais dois meses sem atuar.
Quando retornou, veio a primeira sequência. Foram quatro partidas em que conseguiu entrar em campo. Apesar disso, logo veio um edema na panturrilha direita que o deixou ausente por mais um mês.
A partir daí, o Corinthians passou a ter uma maior preocupação no que diz a sua condição física e clínica. Mesmo treinando sem restrições, o entendimento foi que fosse poupado do clássico contra o Palmeiras para evitar uma nova lesão ou até mesmo agravar algum problema antigo.
Renato Augusto soma 28 partidas pelo Corinthians no ano. Foram cinco gols e sete assistências até aqui, números interessantes de um jogador com qualidade, mas que sofre com a sequência de oportunidades.
Sua expectativa de retorno é após a Data Fifa, quando o Timão encara o Fortaleza, no dia 14, quinta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.