Quase ninguém lembra: ESPN podia ser assistida na TV aberta

Uma das grandes emissoras esportivas do Brasil e do mundo, a ESPN é dona de grandes transmissões do esporte, mas é exclusiva para assinantes de TV a cabo, ou do seu próprio streaming no país. No entanto nem sempre foi assim, já que quando chegou em solo brasileiro, em 1985, a empresa funcionava como rede aberta, até 1991.

Na época, as transmissões se limitavam a programas culinários e de exercício para um conteúdo mais fitness. Além disso, alguns jogos universitários dos EUA eram transmitidos no canal, que só após alguns anos introduziu os principais esportes americanos, como futebol americano, baseball, críquet, golfe, etc.

Um dos motivos de não ser TV paga no Brasil foi por conta da falta de estrutura do país, que não tinha a população com essa facilidade em suas casas, diferentemente dos EUA, onde mais de 80% já contava com cabeamento em suas residências. Isso mudou em 1989, quando o Canal+, sucesso na Europa, começou a retransmitir a ESPN Internacional em TV aberta, mais tarde criando o conceito da transmissão paga.

Hoje, a ESPN é líder em audiência em muitos setores, principalmente nos campeonatos nacionais europeus, como a Premier League, sendo a única com direitos de transmissão no Brasil e outros muitos campeonatos nacionais. Confira a lista:

CAMPEONATO – PAÍS
Premier League – Inglaterra
La Liga – Espanha
Serie A – Itália
Ligue 1 – França
Libertadores – Vários
Sul-Americana – Vários
Copa América – Vários
Liga Europa – Vários
UEFA Conference League – Vários
Eredivisie – Holanda
Campeonato Português – Portugal
Campeonato Belga – Bélgica
Campeonato Escocês – Escócia
Campeonato Argentino – Argentina
Copa da Alemanha – Alemanha
Copa do Rei – Espanha
Copa da Liga Inglesa – Inglaterra
Superliga da China – China
Liga dos Campeões Feminina – Vários
Campeonato Inglês feminino – Inglaterra
FA Cup feminina – Inglaterra