Conhecido por muitos fãs como “Rei dos pênaltis”, Dida iniciou sua carreira ainda início de 1992, quando foi levado para as categorias de base do Vitória, e até hoje, é um dos maiores goleiros da história do futebol nacional. Mesmo com importantes passagens no Brasil, vestindo a camisa do Internacional, do Cruzeiro, Grêmio, Portuguesa, ficou marcado especialmente por um time.
Com a camisa do Milan, Dida atuou em um longo período de sua carreira, entre 2000 a 2010, onde conseguiu se firmar como um dos maiores goleiros do mundo, por sua habilidade e poder de liderança, conquistando diversos prêmios individuais, em reconhecimento de seu trabalho. Já com a chuteira pendurada, o profissional segue ao lado da equipe, no entanto, como treinador de goleiros.
Dedicado e com extremo desejo de contribuir com o Milan, Dida se tornou referência como treinador de goleiros no futebol italiano. Para grande parte dos torcedores da equipe, o profissional tem participação significativa no desenvolvimento de Gianluigi Donnarumma, assim como na fase importante vivida por Mike Maignan, titular do time.
Dida recebe elogios em novo trabalho
Além da memorável passagem no Milan, Dida também contou com a oportunidade de defender a camisa da Seleção Brasileira, também com grande destaque e reconhecimento. O ex-goleiro esteve no time campeão do mundo em 2002, e garantiu a titularidade na Copa de 2006. Agora como preparador, tem recebido importantes elogios, como o do goleiro reserva do time italiano, Antonio Mirante.
“O Dida foi um goleiro excepcional, ainda não o conheço como treinador, mas a minha filosofia é melhorar sempre. Chego em campo com a consciência de que todos os dias coloco um tijolo na minha experiência e qualidade e o Dida pode me dar muita”, afirmou o goleiro, ainda em entrevista na temporada de 2021.