A evolução do futebol brasileiro é um caso que vem sendo muito discutido e o ex-jogador Edmundo comentou sobre a diferença de como é nos dias de hoje para a época quando jogava, na década de 1990. Para o comentarista, a escassez de talento é um dos principais pontos em que o Brasil perdeu como protagonismo.
“Eu falo muito da liberdade de expressão corporal do atleta, nós tínhamos muito isso. O futebol brasileiro era mais assim… Não vamos tomar gol porque temos o talento do Amoroso, Djalminha, Edmundo lá na frente que uma hora eles vão decidir. Se você for olhar, ele ainda existe, na figura do Hulk, Veiga, Arrascaeta, um em cada time. Na nossa época tinha uns três, quatro em cada time. Então era mais natural as decisões”, disse o ex-jogador.
Edmundo também criticou a forma como a modernidade afetou o futebol, sendo pautado muito pelo poderio financeiro dos clubes, como Flamengo e Palmeiras, que mais conquistaram nas últimas temporada e as atuais SAF’s que tem colocado um valor pesado de investimento nos clubes.
“Hoje ninguém vai dentro, ninguém dribla. Hoje o futebol está pautado no orçamento. O Palmeiras e o Flamengo arrecadam mais, o Atletico Mineiro se endivida mais. E agora tem a expectativa das SAFs, que dizem que vai botar dinheiro, mas só quem está botando, até agora, nas SAFs brasileiras é o Botafogo porque está liderando o campeonato”, criticou o ex-jogador.
Edmundo é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, sendo ídolo do Vasco da Gama, onde fez história. O time passou por grandes clubes além do cruzmaltino, o Flamengo, Palmeiras e também na Seleção Brasileira. Confira os títulos que “o animal” venceu na carreira:
Vasco da Gama
Campeonato Brasileiro: 1997
Campeonato Carioca: 1992
Copa Rio: 1992
Taça Guanabara: 1992 e 2000
Taça Rio: 1992 e 1999
Terceiro Turno Carioca: 1997
Campeonato da Capital: 1992
Troféu Bortolotti: 1997
Palmeiras
Campeonato Brasileiro: 1993 e 1994
Torneio Rio-São Paulo: 1993
Campeonato Paulista: 1993 e 1994
Nova Iguaçu
Campeonato Carioca – Série B: 2005
Seleção Brasileira
Copa América: 1997
Copa Umbro: 1995