O Campeonato Brasileiro é um dos mais disputados e qualificados torneios por todo o mundo e sempre foi uma fonte importante de grandes jogadores para a Seleção Brasileira. O nível é tão alto que até jogadores da segunda divisão chegaram a serem convocados por algum período para defender a Amarelinha, como são os casos dos três goleiros a seguir:
IVAN (PONTE PRETA)
O jovem goleiro apontou em 2019 como uma das grandes promessas para a posição e quando defendia a Ponte Preta foi convocado para participar de um ciclo de evolução para ser o terceiro goleiro e ganhar experiência com grandes jogadores.
Hoje o goleiro não conseguiu se firmar em nenhum grande clube no futebol brasileiro estando emprestado pelo Corinthians ao Vasco e é hoje reserva da equipe cruzmaltina.
DANILO FERNANDES (INTERNACIONAL)
O arqueiro do Internacional ganhou visibilidade na Série B, quando disputou com o clube gaúcho o primeiro descenso em toda sua história. Ele foi convocado em meio a uma falta de grandes nomes titulares da Seleção para o ciclo de 2018, pós Julio César e vexame da Copa do Mundo em 2014 no Brasil.
Hoje o goleiro está no Bahia e é o goleiro reserva da equipe que conta com Marcos Felipe como titular da equipe. Nos últimos anos não conseguiu se manter em alto nível e rodou por equipes menores antes de chegar ao Bahia.
JEFFERSON (BOTAFOGO)
Tido como um dos maiores goleiros da história do Botafogo, Jefferson por muitos anos foi goleiro da Seleção Brasileira, que viveu um período de poucos nomes se firmando como titular. O atleta acabou sendo convocado mesmo com a queda do Glorioso por sua imponência debaixo das traves. Hoje o arqueiro está aposentado e gere seus empreendimentos.