O clássico entre Corinthians e Palmeiras pode não acontecer no domingo (3). O Ministério Público de São Paulo enviou um ofício à CBF pedindo o adiamento da partida.
O Derby está marcado para às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
Derby adiado?
O pedido do MP de São Paulo é baseado no temor de conflitos violentos entre torcedores, já que no mesmo dia será realizada a partida entre São Paulo e Coritiba, no Morumbi. O jogo do Tricolor está marcado para às 20:30h (horário de Brasília).
Vale lembrar que desde 2016 os clássicos entre clubes de São Paulo são disputados com a presença de uma única torcida (a do mandante). Essa foi a medida adotada para evitar que torcidas rivais se cruzem e possam entrar em conflito.
Diante da solicitação do MP, a Federação Paulista de Futebol (FPF) está em contato direto com a CBF, a Polícia Militar e o próprio MP para encontrar uma solução. Porém, a possibilidade da partida ser adiada é muito remota.
Além disso, a cidade de São Paulo vai receber outros dois eventos no fim de semana. O primeiro é a Copa Pioneer, torneio de várzea que será disputado no Allianz Parque e tem expectativa de 40 mil pessoas como público.
O outro é o festival de música The Town, realizado no autódromo de Interlagos e que deve contar com mais de 100 mil pessoas. O procurador Paulo Castilho, membro da Comissão de Combate à Violência no Futebol em São Paulo, alertou sobre o esquema de segurança.
“A Comissão oficiou CBF, Federação (Paulista), tem documento do 2º Batalhão de Choque dizendo que o problema são os confrontos no metrô, trens, cercanias e bairros. Não dá pra jogar com sorte com segurança pública. Por mais que despejem policiais na rua, não vai ter em todos os pontos. Além do que, quanto custa isso? Para concentrar esse número de policiais, tem que tirar de algum lugar. Não tem sobrando”, argumentou.
Por enquanto, o Derby segue marcado para às 16h na Neo Química Arena. Porém, a Justiça pode ser acionada para obrigar o adiamento do jogo, caso necessário.