Em entrevista recente, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, minimizou a influência da Arábia Saudita no futebol, comparando sua estratégia de contratações com a da China no passado. Além disso, Ceferin descarta a possibilidade dos times sauditas ameaçarem o domínio europeu, rechaçando quaisquer chances destas equipes participarem de competições como a Champions League.
Aleksander ainda sugere que jogadores que optam por ir para lá podem estar perdendo ambição no futebol. “Tem jogadores no fim (da carreira) e os que não são suficientemente ambiciosos para visar as competições top. Pelo que sei, Mbappé e Haaland não sonham com a Arábia Saudita. Os melhores jogadores, no auge, não creio que pensam em ir à Arábia Saudita”, afirmou o presidente da UEFA.
Na atual janela de transferências, as equipes sauditas já gastaram cerca de 845 milhões de euros (R$ 4,5 bilhões), contratando nomes como Cristiano Ronaldo, Benzema, Neymar e Sadio Mané. Os rumores de que clubes árabes poderiam disputar a Champions League surgiram após o diretor de operações da Liga Saudita, Carlo Nohra, afirmar a possibilidade em entrevista ao canal “Boomberg”.
“Um meio de comunicação falou disso sem sequer nos perguntar. Somente os clubes europeus podem participar da Champions League, Liga Europa e Liga Conferência”, finalizou Aleksander Ceferin.
Neymar mal chegou e já pode fazer DESPEDIDA na Arábia
Após ter uma lesão detectada em sua apresentação, Neymar pode realizar sua estreia pelo Al Hilal nesta sexta-feira (1), contra o Al Ittihad, equipe de Karim Benzema. No entanto, o astro brasileiro sequer terá tempo para viver o ambiente do clube saudita. Isso porque o atacante irá se apresentar à seleção brasileira logo na sequência, no dia 4 de setembro.
O clássico árabe será válido pela quinta rodada do campeonato local. Jorge Jesus, treinador do Al Hilal, já havia criticado a decisão de Fernando Diniz de levar Neymar para a Seleção. O treinador português deve ficar sem seu principal astro por aproximadamente uma semana.
Neymar foi apresentado no Al Hilal no dia 19 de agosto, no King Fahd International Stadium. Nos exames médicos, foram detectadas duas lesões na coxa direita do jogador, que estava sem atuar em uma partida oficial desde fevereiro deste ano.