No campo futebolístico, em especial no ambiente administrativo, polêmicas frequentemente surgem. O mais recente escândalo vem da Espanha com Juan Rubiales, ex-chefe de gabinete e tio do líder da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales. E os detalhes dessa contenda abriram muitos olhos na comunidade do futebol.
Juan expôs a conduta de Luis durante uma entrevista ao ‘El Mundo’, apresentando um retrato de um homem “obcecado por poder, luxo, dinheiro e mulheres”. Ele também mencionou um episódio polêmico envolvendo seu sobrinho e uma atleta, após a final do Mundial feminino, na Austrália.
A exposição do comportamento de Luis não parou por aí. Juan relembrou sua última interação com ele: “Durante a última conversa que tive com ele, ele me disse ‘tio, temos que arranjar uma maneira para que meu pai receba dinheiro todos os meses da federação’. Eu lhe disse que não iria participar disso e perguntei, ‘o que está a fazer?’ Ao que ele respondeu: ‘saia daqui, nem quero ver-te’.”
Supertaça de Espanha para a Arábia Saudita: uma polémica negociação
Juan contou ainda sobre as negociações para levar a Supertaça de Espanha para a Arábia Saudita. Ele descreveu como foi mantido no escuro até o último minuto sobre uma reunião secreta para discutir o assunto, uma atitude que ele considerou desrespeitosa.
Ele disse: “O diretor de relações internacionais e eu levamos as mãos à cabeça e dissemos ‘olha, isso não pode ser, como vamos levar a Supertaça para lá? Representamos a Espanha, o símbolo de Espanha não pode servir para lavar uma imagem, os meios de comunicação vão cair em cima’. A verdade é que poucos dias depois chegou uma proposta do Qatar que era superior, que foi utilizada para pressionar a Arábia Saudita e sacar-lhes mais dinheiro.”
Finalmente, Juan trouxe à tona um tópico indignante: a aceitação de uma oferta financeiramente inferior da Arábia Saudita em detrimento de uma proposta superior do Qatar. A razão? Gerard Piqué, jogador de futebol e parceiro de negócios de Luis, não receberia comissão pela oferta do Qatar. Isso fechou o negócio com a Arábia Saudita e rapidamente encerrou qualquer negociação adicional com o Qatar.