Tapetão vem aí? Clube aciona o STJD e Brasileirão pode parar nos tribunais

O Manaus acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Brasileirão da Série C pode acabar sendo decidido no tribunal. O time amazonense alega que a Aparecidense-GO escalou um jogador de forma irregular.

De acordo com a denúncia do Manaus, o atleta Matheus Leal levou o terceiro cartão amarelo na 14ª rodada da competição. Dessa forma, ele deveria cumprir suspensão automática na partida seguinte, mas não foi o que aconteceu. Matheus apareceu na súmula do confronto, ficando no banco de reservas, o que segundo o regulamento da Série C acarreta em participação na partida, ou seja, faria a equipe goiana perder pontos na classificação.

Caso o STJD acate a decisão e julgue que houve de fato uma irregularidade, a Aparecidense perderia pontos e o Manaus, que foi rebaixado em campo, se salvaria. O Gavião do Norte publicou uma nota confirmando que vai ingressar com uma notícia infração nos tribunais.

Confira a nota na integra:

“O Manaus Futebol Clube anuncia que peticionou, nesta terça-feira (29), uma Notícia de Infração junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em relação à escalação irregular do jogador Matheus Leal, da Aparecidense-GO, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A representação do time amazonense acontece por meio do Escritório Jucá, comandado pelo advogado Marcelo Jucá.

Matheus Leal não poderia ter sido relacionado para a partida contra o Floresta-CE devido a sua suspensão por acumulação de cartões amarelos: foi advertido na 1ª, 13ª e 14ª rodadas da competição, o que o deixava inelegível para a partida em questão, conforme as normas estabelecidas pelo regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C, e ocasionaria em perda de pontos por parte do time goiano. Enquanto o Manaus FC terminou a primeira fase em 17º, com 20 pontos, a Aparecidense-GO foi a 15ª, com 22.

O Manaus FC está agindo em consonância com o regulamento e os princípios esportivos, buscando seus direitos e aguardando a decisão imparcial da justiça desportiva. O clube amazonense reforça seu compromisso com a integridade das competições esportivas e com a aplicação rigorosa das regras estabelecidas. A ação junto ao STJD é um reflexo da busca incessante pelo cumprimento das normas e pela igualdade de condições para todos os clubes envolvidos na competição.

Por fim, a Aparecidense, que é o outro clube envolvido na questão, ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.