O reconhecimento do título brasileiro do Atlético Mineiro em 1937 pela CBF desencadeou uma série de pedidos para homologação de conquistas no século passado. Nesse cenário, a Internacional de Limeira pode se sagrar campeã da Série B.
Isso porque, Treze e Central vão à entidade máxima do futebol brasileiro pedir o reconhecimento do título da Série B de 1986.
Título da Série B
O campeonato brasileiro de 1986 foi disputado por 48 clubes, sendo que quatro deles vinham do chamado “Torneio Paralelo”, uma espécie de Série B na época. O Torneio era composto por quatro grupos de nove times.
As equipes que lideraram os grupos garantiram acesso para a elite do futebol nacional, mas nunca houve declaradamente um campeão. Naquele ano, os clubes que subiram foram Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma.
Há uma grande discussão se a CBF deve reconhecer a performance das equipes como título ao acesso. Em 2016, a entidade emitiu uma nota informando que o correto “seria mencionar o mérito de 1986 como classificação à Série A”.
Porém, após reconhecer um título brasileiro do Atlético Mineiro de 1937, a CBF abriu um precedente para os clubes tentarem reconhecimento de conquistas do passado. Tanto Treze como Central já manifestaram que vão entrar com um pedido junto à cada federação para reconhecer o título do Torneio Paralelo de 1986 como Série B.
Inter de Limeira e Criciúma ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas, por tabela, podem ser beneficiados caso a CBF atenda ao pedido de Treze e Central.