Conheça o novo fenômeno do futebol que surgiu no Bayern de Munique

Javi Fernández, jogador de futebol espanhol nascido em 2006 em Ourense, tem mostrado sinais promissores desde que se juntou ao Bayern de Munique no verão de 2022. A estrela em ascensão internacional Sub-17, não fez sua estreia até janeiro de 2023, devido à idade. Porém, uma vez que começou a jogar, Fernández rapidamente impressionou os membros da equipe técnica do Bayern.

Embora tenha disputado apenas sete partidas pelo time B do Bayern na última temporada, Javi se tornou uma peça indispensável para o técnico Michael Hartman. O jogador já foi titular nos primeiros quatro jogos da temporada marcando um gol em cada partido. No último jogo contra o Karlsruhe, marcou e ainda deu uma assistência na vitória de 4 a 3 de sua equipe.

Javi Fernández: O Sucessor natural de Javi Martínez?

Pelas suas características físicas e de jogo, é quase inevitável a comparação dos dois Javis. Como Javi Martínez, Fernández desempenha o papel de meio-campista. Ele desenvolveu uma presença física notável em um curto espaço de tempo, medindo agora 1,86m.

Confortável jogando atrás do atacante, sua posição predileta, ele também é bastante habilidoso no meio de campo e até já jogou como zagueiro ocasionalmente. Essa polivalência reforça ainda mais a comparação com seu compatriota Martínez, que se juntou ao Bayern como meio-campista em 2012 e terminou seu ciclo no clube alemão como defensor.

Javi tem futuro promissor com a seleção espanhola?

Javi Fernández já atuou nas equipes de base do Celta e do Atlético, para onde se transferiu em 2018, permanecendo até o verão de 2022. O crescimento exponencial do jovem potencializa sua relevância para a seleção Sub-17 da Espanha, que disputará o próximo Mundial na Indonésia em Novembro. Este é o único título que falta à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

A direção esportiva do Bayern, um clube que sempre valorizou os players da base, tem monitorado de perto cada passo de Javi e acredita em seu potencial. Javi Martínez custou 40 milhões de euros (R$211 milhões) ao Bayern.