Não é uma novidade ver estrelas emergindo das categorias de base do Barcelona, carinhosamente chamadas de “Canteras”. No entanto, quando nomes como Lamine Yamal surgem, a empolgação da torcida em relação ao futuro do clube é evidente. Com apenas 16 anos completos, esse jovem talento tem cativado a todos, quebrando recordes e sendo projetado para chegar à Seleção Espanhola.
Ganhando espaço no time comandado por Xavi Hernández no início desta temporada, Yamal já se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo pelo Barça, conquistando esse feito aos 15 anos e 286 dias, na última temporada. Agora, ele também alcançou a marca de ser o jogador mais jovem a ser titular em uma partida oficial, sendo aplaudido até pela torcida adversária ao sair de campo.
Com tamanha precocidade e habilidade, a perspectiva de uma convocação para a seleção nacional parece cada vez mais próxima. O jornal “Marca” indica que sua convocação deve ser anunciada na próxima lista, prevista para sexta-feira, 1º de setembro. Se isso ocorrer, ele provavelmente quebrará o recorde de seu companheiro Gavi, que representou a Espanha com 17 anos e 62 dias.
Mas vai vazar do Barça?
Apesar de ter um contrato válido apenas até o final da presente temporada, essa jovem promessa espanhola parece ter um futuro promissor bem assegurado. Segundo o mesmo jornal, o contrato não deve ser motivo de preocupação, já que a diretoria está trabalhando em uma extensão com o staff do atleta.
Essa abordagem também deve afastar os interesses de vários gigantes europeus, que têm demonstrado interesse nas últimas semanas. Por outro lado, Lamine Yamal continuará a trilhar um caminho de sucesso na Catalunha, certamente trazendo mais alegrias aos torcedores culés nas temporadas que se aproximam.
A renomada academia de base do clube, “La Masia”, tem sido um berço de talentos que se tornaram jogadores de classe mundial, como Messi, Xavi e Iniesta.