A TV aberta voltará a ter um canal esportivo. A Band pegou todo mundo de surpresa e está trabalhando nos bastidores para que o Canal 21 tenha uma nova programação, voltada aos esportes. A estreia deve acontecer já em setembro e alguns nomes estão sendo preparados para trabalharem na emissora. Nos anos 80 e 90 a emissora era conhecida como “Canal do Esporte”.
Deverá se chamar Canal 21 Sports, com início das transmissões e 4 de setembro. As coisas estão sendo feitas a toque de caixa, para que o projeto possa ir ao ar o mais rápido possível. Conforme informações do jornalista Flávio Ricco, a Band está negociando com operadoras de TV por assinatura para acrescentarem o canal no menu.
Neste momento, a proprietária não pensa em gastar milhões com a compra de torneios para exibir no novo canal. A ideia é que o público cresça aos poucos, assim como os investimentos. O Campeonato Saudita, por exemplo, deverá ter espaço na grade. Curiosamente, já existe o BandSports, canal lançado em 2002 na TV fechada.
O Canal 21 Sports deverá contar com o time esportivo da Band: Fernando Fernandes, Lívia Nepomuceno e Paloma Tocci já foram confirmados nos programas da casa. A tendência é que outras figuras conhecidas do público apareçam e ganhem destaque neste novo espaço. O comentarista Denilson poderá ganhar um programa, após ser cogitado no lugar de Neto, no Os Donos da Bola.
Novo canal de esportes na TV aberta
A TV aberta volta a ter um canal de esportes após 5 anos, já que o Esporte Interativo foi extinto em 25 de setemrbo de 2018. Aliás, No começo dos anos 2000, a programação do EI era exibida dentro da Bandeirantes, até que em janeiro de 2007 surgiu o canal próprio do grupo. Naquela época, era um espaço alugado, principalmente nos fins de semana.
O Esporte Interativo se notabilizou por levar, de graça, torneios europeus, como Campeonato Alemão, Campeonato Inglês e Campeonato Italiano, além da Liga dos Campeões da Europa. Também exibiu teporadas das NBA, Copa do Mundo de Handebol Feminina e diversos outros torneios que marcaram época.
Que eventos o Canal 21 Sports vai transmitir?
Nos últimos anos a Band passou a investir novamente em esportes, com a compra dos direitos da NBA, Fórmula 1 e mais recentemente do UFC e da Série B do Brasileirão. A audiência não é tão grande, mas o retorno financeiro tem sido atrativo para o canal. A Libertadores Feminina 2023 foi confirmada, e também poderá ser exibida pelo Canal 21 Sports.
Ainda não é possível cravar quais torneios a nova emissora irá exibir. Além disso, os torneios que pertencem ao BandSports, na TV fechada, precisarão de novos acordos para exibição em TV aberta. Porém, é quase certo que jogos locais da Série B sejam exibidos para todo o Brasil neste canal, são partidas transmitidas nas tardes de sábado.
A Libertadores Feminina 2023 terá todos os jogos exibidos pelo BandSports, mas as partidas dos times brasileiros também poderão ser transmitidas no Canal 21 Sports. O sucesso da CazéTV pode ter motivado essa decisão da Bandeirantes e eventos baratos devem compor a grade. O Campeonato Saudita é outro que terá espaço, ainda mais com craques como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema em campo, enquanto a Band passa jogos apenas aos sábados.
O canal também poderá reexibir eventos transmitidos ao vivo pela Band, como corridas de Fórmula 1 e lutas do UFC.
O que é Rede 21?
A Rede 21 pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Entrou no ar em 1996 e durante anos teve sua programação vendida a igrejas. Além de ser transmitido pelas parabólicas, conta com algumas retransmissoras pelo Brasil. A grade nos últimos anos era ocupada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), mas em 2023 passou a retransmitir o Terra Viva (também da Band).