Na última semana, o Atlético-MG teve seu título de campeão brasileiro de 1937 e com isso, o Galo se tornou o primeiro vencedor do torneio no Brasil, título que era do Bahia até então. O reconhecimento foi muito polemizado pelos internautas nas redes sociais, que não dão o mesmo peso para a conquista do clube mineiro por conta dos adversários que enfrentou.
Vale lembrar que o título foi conquistado contra clubes que não são tradicionais no futebol brasileiro, que contou com alguns campeões estaduais e times convidados. Confira a lista de times que disputaram a competição em 1937:
Fluminense, campeão carioca de 1936 (LCF); a Portuguesa, campeã paulista de 1936 (APEA); o Atlético, campeão mineiro de 1936; o Rio Branco, campeão capixaba de 1936; o Alliança, campeão fluminense de 1936; e a Liga de Sports da Marinha (LSM)
No documento publicado pelo Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atesta que a decisão foi justa e imparcial, ao contrário do que muito se é falado nas redes sociais. Confira o trecho da nota:
“A CBF está muito tranquila com relação à decisão, porque foi uma decisão justa, imparcial, e que foi feita através de coleta de dados e constatações de tudo aquilo que vem sendo apresentado”, publicou a CBF em nota.
O presidente da confederação também se manifestou e mostrou apoio ao Atlético-MG e confirmou a conquista do clube, minimizando as polêmicas levantadas.
“Em 1937, se torna, com esse reconhecimento, o primeiro título brasileiro reconhecido pela CBF. A Fifa e a Conmebol sendo reconhecidas, porque também, na decisão da CBF, reconhece o clube como campeão. Porém, o clube não tem nenhuma modificação no seu ranking nacional de clubes, que é atual, não acumula nenhum ponto a mais do que já é hoje, nem tanto na CBF, como na Conmebol e Fifa”, finalizou Ednaldo Rodríguez.