O futebol paulista sempre se notabilizou por ser um dos mais competitivos do Brasil e sempre montou grandes times para ganhar os principais títulos não só no país como também no continente Sul-americano. Em 2012, o estado de São Paulo dominou todas as competições de mata-mata possíveis, com Corinthians, Palmeiras e o Tricolor sendo campeões.
Na Libertadores, o Corinthians venceu de forma avassaladora a competição e que depois viria a ser campeão mundial. Na época, o time comandado por Tite venceu o Boca Juniors em uma final lendária, com gols de Emerson Sheik.
Na Copa do Brasil, o Palmeiras foi o grande campeão em uma conquista surpreendente em cima do Coritiba, na equipe comandada por Felipão que acabou sendo rebaixada naquela temporada. O alviverde foi um dos poucos times na história a jogar uma Libertadores estando na segunda divisão do campeonato nacional.
Por último, na Copa Sul-americana, o São Paulo foi o grande campeão da edição de 2012, em cima do Trigres, da Argentina. A final foi marcada por uma polêmica quando o técnico do Tigre, Néstor Gorosito, afirmou que policiais brasileiros ameaçaram seus jogadores com armas de fogo e que, por isso, não havia clima para a partida continuar. Esse foi o último graned título do Tricolor desde então.
O mais curioso, é que o único grande paulista que não venceu nenhum campeonato grande naquele ano foi o Santos, que acabou sendo o campeão do Paulistão daquele ano, sob o comando de Neymar Junior e Paulo Henrique Ganso, que na época brilhavam em solo brasileiro com a camisa do Peixe.