O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, recusou-se veementemente a renunciar após seu comportamento ofensivo na final da Copa do Mundo Feminina, atribuindo o “feminismo falso” por um “assassinato social” contra ele. O incidente gerou indignação quando Rubiales beijou a jogadora espanhola Jenni Hermoso na boca enquanto ela coletava sua medalha após a vitória de 1-0 sobre a Inglaterra em Sydney.
A filmagem também mostrou Rubiales segurando suas partes íntimas enquanto estava perto da Rainha Letizia da Espanha e de sua filha de 16 anos, a princesa Infanta Sofia. Após ter marcado seus detratores como “idiotas” no início desta semana, Rubiales mais uma vez mostrou sua resiliência diante da crescente pressão para renunciar ao cargo.
Luis Rubiales se mantém firme em sua posição de liderança
“Não vou renunciar”, ele exclamou quatro vezes em um discurso inflamado após uma reunião de emergência dos funcionários da federação, comprometendo-se a “lutar até o fim”. Em outra movimentação polêmica, Rubiales estendeu o contrato do infame treinador da seleção feminina da Espanha, Jorge Vilda, por mais quatro anos.
Indignação adicional foi provocada após a filmagem de Rubiales agarrando suas partes íntimas enquanto estava perto da Rainha Letizia da Espanha e sua filha de 16 anos. Na chegada da notícia, FIFA abriu processos disciplinares contra Rubiales, que estava se agarrando a sua posição. Relatos surgiram na imprensa espanhola na quinta-feira de que Rubiales estava ponderando sobre sua posição depois que o primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sanchez, exigiu uma explicação.
Quais são as consequências para Luis Rubiales?
Entretanto, Rubiales recusou-se a abrir mão do poder, enquanto a fúria sobre o comportamento do homem de 46 anos persiste. Foi relatado que Vilda foi fortemente vinculado a Rubiales, sendo acusado de criar um ambiente controlador, com Mundo Deportivo relatando que ele forçou os jogadores a deixar as portas dos quartos abertas para que ele pudesse verificar se eles tinham ido dormir.
No entanto, Rubiales disse em seu discurso: “Acho que foi o dia mais feliz de meus cinco anos de mandato, que somos campeões mundiais. Consequentemente, está sendo amplamente solicitado que Rubiales responda por suas ações e suas consequências técnicas seriam as penalidades fornecidas pelo futebol.`,