Portuguesa tenta agir para voltar ao Brasileirão

Na reta final da Fase de Grupos da Copa Paulista, as vagas para as quartas de final estão sendo preenchidas, mas, ao mesmo tempo, as eliminações se destacam. Dentro deste contexto, entre os 18 times, somente a Portuguesa garantiu sua classificação com duas partidas de antecedência.

No Grupo 1, liderado por Noroeste e Mirassol, que estão empatados em pontos, as duas vagas de classificação ainda não foram definidas. Entretanto, São Bento e Comercial já estão eliminados. Enquanto São Bento ocupa a quinta posição com cinco pontos, o Comercial amarga a última posição com apenas três pontos.

Noroeste e Mirassol, ambos com 15 pontos, lideram a tabela, com o Marília logo atrás na terceira posição com 13 pontos. O Grêmio Prudente, não desistindo da luta, está na quarta posição com 11 pontos.

E o outros grupos?

No Grupo 2, surpreendentemente, Red Bull Bragantino e Ponte Preta são os clubes que não conseguiram avançar. A Ponte Preta, lanterna do grupo, não conseguiu uma única vitória e somou apenas três pontos, o que equivale a um aproveitamento de 12,5% em oito rodadas.

O Red Bull Bragantino, com cinco pontos e uma vitória, não conseguiu atingir a pontuação necessária para prosseguir na competição. O XV de Piracicaba se mantém invicto e lidera o Grupo 2 com 18 pontos conquistados. Primavera e Juventus, com 13 pontos cada, ocupam a segunda e terceira posição. O Oeste sobrevive na briga, com um ponto a menos, na quarta colocação.

A Portuguesa é a única equipe classificada até o momento e também a líder geral da Copa Paulista, acumulando 20 pontos através de seis vitórias e dois empates. Já o EC São Bernardo, o Santo André e São Caetano também já estão caíram. O São André acumulou sete pontos, o EC São Bernardo somou seis, enquanto o São Caetano é o lanterna do grupo com quatro pontos.

Na briga pelas vagas nas quartas de final, o São José ocupa a segunda posição do grupo com 17 pontos, enquanto a Portuguesa Santista está em terceiro lugar com 15 pontos.