As Regras de Jogo estabelecem as diretrizes para as funções do Quarto Árbitro. Apesar de não ser mencionado nas 17 regras do futebol: Regra 5 – O Árbitro, Regra 6 – Os Árbitros Assistentes. Esse papel recebeu um capítulo próprio há alguns anos: “O Quarto Árbitro e o Árbitro Assistente Reserva”:
- O Quarto Árbitro é a substituição imediata para qualquer membro da equipe de arbitragem, exceto se houver um Árbitro Assistente Reserva (conhecido como 5º Árbitro). Se houver um Árbitro Assistente Reserva, este substituirá exclusivamente o Árbitro Principal.
- Ele auxilia em todas as tarefas administrativas do árbitro, incluindo a elaboração da súmula, relatórios e comunicações de penalidades.
- O Quarto Árbitro é responsável pelos procedimentos de substituição de jogadores, conferindo os equipamentos e autorizando os jogadores reservas a entrarem em campo após a sinalização ao árbitro.
- Ele supervisiona a dinâmica da reposição de bolas, assegurando que seja feita corretamente e sem atrasos dos gandulas, além de garantir que as bolas estejam em posições estratégicas.
- O texto indicava que a função do Quarto Árbitro era alertar o árbitro caso ele punisse um jogador equivocadamente, se houvesse confusão na distribuição de cartões, se ocorressem lances fora do campo de visão do árbitro e dos assistentes, ou se houvesse má conduta por parte dos jogadores substitutos e da equipe técnica.
E o que ele faz de fato?
Na prática, o Quarto Árbitro é aquele que, antes do jogo, prepara a súmula e muitas vezes já entra em desentendimentos com os treinadores. É o mesmo Quarto Árbitro que tenta organizar o banco de reservas, garantindo que os treinadores e jogadores se comportem adequadamente.
Ele supervisiona os gandulas, frequentemente orientados a trabalhar de forma diferente, dependendo do resultado do jogo. Também é uma espécie de “delator” do jogo, pois é ele quem denuncia insultos e xingamentos fora das quatro linhas. Muitas expulsões de treinadores e reservas ocorrem após o árbitro ser alertado pelo Quarto Árbitro.
Por fim, ele deve ficar atento a lances que ocorrem fora do campo de visão do árbitro (agressões não vistas pelo árbitro, avaliações de lances duvidosos em que o Quarto Árbitro tenha convicção, etc). Ele pode estar presente em várias áreas ao redor do campo, embora sua posição base seja igual dos bancos.
No entanto, não deve abandonar irresponsavelmente sua posição a qualquer momento, já que sua área principal de atuação é próxima às equipes técnicas.