Um dos grandes males do futebol brasileiro é a falta de calendário para clubes sem divisão e por isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já estuda a possibilidade de criar a Série E, uma quinta divisão nacional. Com isso, times tardicionais como Santa Cruz-PE, Joinville-SC e Paraná-PR podem voltar a ter calendário ao fim da Série D. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.
“A CBF conhece o assunto a fundo e esboçou, em um passado recente, a possibilidade de organizar uma nova competição nacional. Porém, as providências não foram tomadas e tudo caiu no esquecimento, principalmente após a chegada da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”, informou a Agência Brasil.
O Santa Cruz em 2024 não terá calendário na segunda metade do ano. Sem conseguir se classificar para a Série D via estadual, os corais disputarão apenas o Campeonato Pernambucano e a Seletiva para a Copa do Nordeste. Ao todo, serão apenas 13 jogos confirmados na temporada, sendo 12 pelo Estadual e um pela Seletiva do Nordestão, que pode aumentar se classificar-se para a fase de grupos.
O Paraná também vive uma situação parecida em 2024, porém só terá o Estadual, onde ainda terá de jogar a segunda divisão do Paranaense. O calendário só deve ser retomado em 2024, provavelmente a partir de abril, novamente para a disputa da Segunda Divisão Paranaense.
O Joinville também é um tradicional clube que está sem divisão para a próxima temporada, por ser eliminado de forma precoce do Campeonato Estadual de Santa Catarina. O JEC é um dos seis grandes clubes do estado e já esteve na Série A e hoje amarga uma crise sem fim e terá apenas uma competiçaõ em 2024.