A Concacaf, entidade responsável pelo futebol na América do Norte, América Central e Caribe, concordou em princípio em lançar uma nova competição de clubes femininos em 2024.
Os clubes das nações membros da Concacaf competirão na competição para se qualificarem para a Fifa Women’s Club World Cup, que foi anunciada em dezembro. Um formato e mais detalhes serão determinados posteriormente neste ano, quando a entidade máxima do futebol mundial fornecer mais informações sobre o torneio.
“O contínuo crescimento e desenvolvimento do futebol feminino é uma prioridade importante para a Concacaf”, disse Victor Montagliani, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa.
“A próxima fase de nossa estratégia é focar em uma plataforma de clubes femininos e, embora haja trabalho a ser feito nos detalhes, este é um passo muito importante rumo ao lançamento de uma nova competição emocionante no próximo ano.”
Ideia inovadora
Os Estados Unidos e o México já possuem ligas profissionais domésticas de futebol feminino, por meio da National Women’s Soccer League (NWSL) e da Liga MX Femenil, respectivamente. Enquanto isso, a ícone do futebol canadense, Diana Matheson, anunciou planos em dezembro passado para lançar uma nova competição doméstica em 2025, sendo o AFC Toronto City o mais recente clube a ingressar na competição.
O novo torneio de clubes da Concacaf vem após a reestruturação do calendário das seleções nacionais femininas entre 2021 e 2024. Como parte dessa reestruturação, o Concacaf W Championship foi lançado no ano passado, e o Concacaf W Gold Cup fará sua estreia em 2024.
Com esse último movimento, a Concacaf busca seguir os passos da Uefa e da Conmebol, que já possuem competições de clubes femininos estabelecidas. A Confederação Asiática de Futebol (AFC) já definiu 2024 como a data de lançamento para sua própria Liga dos Campeões feminina, após ter realizado várias competições piloto nos últimos anos.