Uma das maiores campeãs da Copa do Mundo, a Alemanha já ficou de fora da edição de 1950 por consequências do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O banimento foi em decorrência de um pedido das Nações Unidas que foi acatado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Além da Seleção Alemã, o Japão também foi cortado daquela edição.
Mesmo sem disputar a edição de 1950, vencida pelo Uruguai, a Seleção Alemã é uma das mais fortes da história do Futebol com quatro conquistas, atrás somente do Brasil, maior campeão com cinco conquistas.
O primeiro título da Seleção Alemã veio já na edição seguinte, em 1954. A grande final foi contra a fortíssima seleção húngara, que era comandada por Ferenc Puskás, um dos maiores da história. Na decisão, a Alemanha venceu por 3 a 2 com muito sufoco.
O bicampeonato demorou a vir acontecer e somente em 1974, duas décadas depois, a Copa do Mundo voltaria às mãos da Alemanha. Com o astro Gerd Müller, e o capitão Paul Breitner, conquistaram o título em cima da lendária Holanda de Johan Cruijff, por 2 a 1.
Na década de 1990 veio o terceito título da seleção alemã, sobre a liderança de Matthäus que viria a ser melhor do mundo, a Alemanha venceu a poderosa Argentina de Diego Maradona por 1 a 0, se sagrando tricampeã mundial
O tetracampeonato veio em solo brasileiro, quando a incrível geração ed 2014 entrou para a história com a goleada em cima do Brasil nas semifinais por 7 a 1. Naquela edição Klose se tornou o maior artilheiro da história da competição. Novamente a vítima da final foi a Argentina, dessa vez de Lionel Messi, pelo mesmo placar, 1 a 0, com gol de Gotze, na prorrogação.