Arábia quer investir R$ 5 TRILHÕES em projeto envolvendo clube de futebol

Os investimentos da Arábia Saudita no futebol não são apenas para o presente. O governo do país tem um planejamento para o futuro a fim de ser protagonista do futebol mundial.

O país tem um plano para construir uma nova cidade planejada, com um novo clube de futebol, e possui orçamento de 1 trilhão de dólares (R$ 5 trilhões) para o megaprojeto futurista.

Investimento trilionário da Arábia Saudita

A cidade se chamará Neom e começou a ser construída próxima ao Mar Vermelho. A equipe da cidade será o Neom Football Club e terá um diferencial: a equipe terá várias arenas à disposição para mandar jogos na cidade.

Apesar do grandioso projeto, a produção será feita de acordo com a demanda. Giles Pendleton, diretor do projeto, explicou a situação.

“Não vamos construir tudo de uma vez. Mas será entregue até 2045. Vamos construir os estádios para atender à população que eles servirem”, declarou

O projeto prevê que a cidade será do tamanho da Bélgica e possuirá quatro regiões: Sindalah, Trojena, Oxagon e Line. Mesmo com as construções em andamento, a Neom já lançou um projeto esportivo.

Em 2022, o governo colocou em prática o programa “Shuhub”, que vai proporcionar treinamento de alto rendimento para 400 crianças entre sete e 12 anos do país. O objetivo é desenvolver as categorias de base da Arábia Saudita e fomentar novos talentos.

Além disso, a cidade já foi escolhida como sede dos Jogos Asiáticos de Inverno em 2029. A previsão é que a maior parte da cidade já esteja concluída até a data para atender ao evento. A sede dos Jogos será a região de Trojena.